terça-feira, 6 de julho de 2010

A culinária amazonense


A culinária amazonense tem influência da cultura indígena. E no decorrer da história, apesar da chegada dos portugueses, franceses, espanhóis, africanos e até dos árabes, desde a época da colonização do Amazonas no final do século XVII, a tradição de consumir alimentos e bebidas da própria região manteve-se sem muitas alterações.
Na época áurea da borracha, com a migração de milhares de nordestinos, a influência da culinária nordestina também chegou, trazendo o uso de ingredientes e adaptação deles na cozinha regional: como a carne seca e o dendê. Mais tarde com a criação da Zona Franca de Manaus e o crecimento da cidade, com a chegada de sulistas, outros hábitos foram sendo pouco a pouco inseridos na culinária local, como o uso de hortaliças e a influência de outras culturas, muitas vezes, fazendo uso de ingredientes locais. A base dessa tradição continua na larga utilização dos peixes, mandioca, pimentas e frutas e famoso cheiro verde que dá o toque magistral nas caldeiradas de tucunaré, tambaqui, bodó, escabeches, pirão escaldado entre outros pratos deliciosos. Vale a pena experimentar!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Terra das Cachoeiras

O município foi fundado em 1982 e se transformou em uma das principais referências do turismo de aventura no estado. Conhecido como “Terra das Cachoeiras” por abrigar as mais belas do Estado, Figueiredo abriga também o Lago e a Hidrelétrica de Balbina além da Vila do Pitinga e tem como principais produtos, madeira, minérios, pescado e energia elétrica. Está ligado à capital Manaus pela rodovia asfaltada, a BR 174, que faz ainda a ligação com Boa Vista, capital do Estado de Roraima e, de lá liga o Brasil à Venezuela através do município fronteiriço de Santa Helena. Possui mais de 90 cachoeiras, dezenas de cavernas e inúmeras corredeiras como a caverna do maruaga, cachoeira das orquideas, cachoeira da onça, cahoeira de iracema entre outras.O município também é habitat natural do galo-da-serra, um dos pássaros mais espetaculares do mundo e tem como festa popular da cidade a Festa do Cupuaçu.Está distante da capital em linha reta, 107 km, cerca de 1 hora de viagem.